O Fantasma da Ópera (The Phantom of the Opera)

Hoje eu vou falar de uma história maravilhosa - O Fantasma da Ópera. Coloquei na categoria filme mais na verdade vou falar do musical, não do musical em formato de filme, do musical especial de 25 anos, musical de palco mesmo, tipo Broadway!

Quando se fala "O Fantasma da Ópera" as pessoas já pensam "AH, é antigo, deve ser ruim", "ópera, eca!", "fantasma, não obrigado, só gosto de romances!" ... Mais estão muito enganadas. Primeiro, O Fantasma é antigo, o musical já fez 25 anos e o livro mais de 100 anos, mais se ele faz sucesso por tanto tempo é porque alguma coisa tem ai né... Segundo, se chama "O Fantasma da Ópera" não por causa da musica ópera, e sim porque a história se passa no "Opera Populaire", tipo de um teatro, em Paris. É claro que o musical tem musicas em ópera e antes de eu assistir o Fantasma eu era preconceituoso com ópera também, mais pelo menos a ópera do fantasma não é ruim, ela conta uma história fantástica! E Terceiro, é claro que o Fantasma conta uma história de terror, mais tem um romance mágico, que não deixa nenhuma pessoa que não goste de romance assistir sem chorar! 

Imagine se o vilão da história se apaixonasse por você? Não, não é o Edward de "Crepúsculo" não, eu estou falando de vilão de verdade, que enforca pessoas, faz você cair em uma sala de espelho e coloca fogo lá dentro.
A história se passa no Opera Populaire, Paris. Gira em torno de Christine Daaé, uma mulher que perdeu o pai quando era pequena e ficou em um orfanato dentro o teatro, sendo cuidada por Madame Giry e Tornou-se bailarina do teatro. Outro personagem importante é, claro, O Fantasma da Ópera. De origem desconhecida, ele nasceu com a aparência horrorosa e seus pais o rejeitavam. No musical Giry conta que ele ficava preso em uma jaula em um circo, onde ele era exposto para o público como um animal. Giry ajuda o fantasma a fugir do circo e leva ele para o teatro, onde ele vive e cresce no subterrâneo. Apesar da aparência horrorosa, que ele esconde com uma marcara, ele tem muito talento, canta muito bem e é muito criativo, um gênio. Ele começa a ensinar, escondido, Christine Daaé a cantar. Ela pensa que ele é o "Anjo da Múscia" que o pai dela prometeu a ela quando morreu. O Fantasma com o tempo ele se apaixonou por ela e ele sabia dos talentos de Daaé e queria que ela crescesse no teatro, deixando de ser bailarina. Ele consegue isso quando Carlotta (a preferida no teatro) tem um ataque e abandona o teatro, justo no dia em que a nova produção iria estrear. Assim Christine entra no lugar dela e mostra o seu talento a todos. Nessa noite Raul, um amigo de infância de Daaé, relembra dela e resgata o amor que sentia por ela na infância. O mascarado decide levar Christine para o subterrâneo, onde ele morava, e ela encantada pelo anjo da musica segue ele. Ela passa uma noite lá, e quando acorda decide ver o que o fantasma esconde atras da mascara, deixando ele furioso e fazendo ele mostrar o que realmente ele era. Nessa hora Christine se desencanta por ele e Raul aparece na vida dela. Alem disso Carlotta volta, e os administradores colocam ela no topo de novo, deixando o Fantasma furioso, fazendo ele cometer um assassinato na frente de todos. Christine se apavora ainda mais e Raul, aproveitando de sua fragilidade naquele momento, encanta ela. Isso faz com que o mascarado sinta ainda mais raiva, sem o seu amor do seu lado, e é ai que a história começa de verdade.
Bom, eu já falei o primeiro ato inteiro, agora vocês tem que ver o filme ou ler o livro para saber o que acontece realmente no final. 

Eu conheci essa história quando eu entrei em um grupo de teatro da minha escola de inglês. Eles todo ano apresentam algum musical da Broadway, e no ano que eu entrei (esse ano) eles vão montar O fantasma. No começo eu não gostei muito da ideia, eu preferia um musical mais animado, mais depois que eu vi O Fantasma eu me apaixonei. Primeiro eu assisti o musical em formato de filme (que eu não recomendo a ninguém), e só depois eu fui ver o musical de palco mesmo, que é de mais!


Como eu disse, eu não recomendo o Musical em formato de filme. Ficou muito ruim e eu acho que é porque não tem a magia que o palco proporciona. Antes não dava para assistir o musical do palco, a não ser se você fosse para  Nova Iorque ou visse, em péssima qualidade, os videos no youtube. Mais esse ano foi lançado o DVD de celebração de 25 anos, que foi gravado no Royal Albert Hall. Posso dizer, pelos videos que eu vi, que esse é a melhor adaptação que fizeram, ficou muito legal, e em relação ao filme... ha.. esse musical de 25 anos é MUITO melhor! Se vocês forem assistir aluguem ou comprem o DVD de 25 anos (esse que está aqui ao lado), é o melhor que existe. 
"Phantom of the Opera" - DVD 25 Anos

"All I Ask Of You" - DVD 25 Anos

Não se deixe julgar pela musica, assista e veja a história que tem por traz da ópera, garanto que você irá gostar! Se, mesmo assim você não quer ficar umas horas escutando ópera, leia o livro... 

Veja o livro no Skoob.

Eu ainda não li o livro, mais eu já ouvi falar que o fantasma nele é mais maldoso, e que ele tem alguns detalhes que não tem no musical. Quero muito ler o livro, mais eu ainda não tive a oportunidade de compra-lo. Existem varias edições, com varias capas, do livro. Essa capa da foto é que eu acho mais bonita!


Espero que tenham gostado! Comentem aqui em baixo e sigam o blog aqui ao lado >>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente: