História e Cultura - Torre Eiffel


E ai galera..
Hoje, no tema História e Cultura eu irei falar de uma das torres mais famosas, bonitas e romântica do planeta, a Torre Eiffel. Como na postagem passada, da Estátua da Liberdade, eu achei fotos da construção da Torre Eiffel que são bem legais. Alem das fotos eu vou contar a história da torre também, pois muitas pessoas conhecem esse monumento muito famoso, mais não conhece sua história.. Então, vamos lá...


A Torre Eiffel é uma torre treliça de ferro do século XIX localizada no Champ de Mars, em Paris, que se tornou um ícone mundial da França e uma das estruturas mais conhecidas no mundo. A Torre Eiffel, que é o edifício mais alto de Paris, é o monumento pado mais visto do mundo, milhões de pessoas sobrem à torre cada ano. Nomeada em homenagem ao seu projetista, o engenheiro Gustave Eiffel, foi construída como um arco de entrada da Exposição Universal de 1889.


A torre possui 324 metros de altura. Foi a estrutura mais alta do mundo desde a sua conclusão até 1930, quando perdeu o posto para o Chrysler Building, em Nova Iorque, Estados Unidos. Não incluindo as antenas de transmissão, a Torre é a segunda estrutura mais alta da França, atrás apenas do Viaduto de Millau, concluído em 2004. A torre tem três níveis para os visitantes. Os ingressos podem ser adquiridos nas escadas ou elevadores do primeiro e do segundo nível. A caminhada para o primeiro nível é superior a 300 degraus. O terceiro e mais alto nível só é acessível por elevador. Do primeiro andas vê-se a cidade inteira, tem sanitários e várias lojas e o segundo nível tem um restaurante. Apesar de ter três níveis só se pode ir ao terceiro nível. 

A torre tornou-se o símbolo mais proeminente de Paris e da França. A torre é uma parte do cenário caracterizado em dezenas de filmes que se passam em Paris. Seu estatuto de ícone é tão determinado que ainda serve como símbolo para todo o país, como quando ela foi usada como o logotipo da candidatura francesa para sediar os Jogos Olímpicos de Verão de 1992.

Inaugurada em 31 de Março de 1889, a Torre Eiffel foi construída para honrar o centenário da Revolução Francesa. era para ser uma estrutura temporária, mas tornou-se a decisão de não desmontá-la. O governo da França planejou uma Exposição mundial e anunciou uma competição de design arquitetônico para um monumento que seria construído no Campo de Marte, no centro de Paris. Mais de cem designs foram submetidos ao concurso. O comitê do Centenário escolheu o projeto do engenheiro Gustave Eiffel (1832 - 1923), de quem herdaria o nome, da torre com uma estrutura metálica que se tornaria, então, a estrutura mais alta do mundo construída pelo homem. Com seus 324 metros de altura, possuía 7300 toneladas quando foi construída.

Eiffel, um notável construtor de pontes, era mestre nas construções metálicas e havia desenhado a armação da Estatua da Liberdade, erguida pouco antes no porto de Nova Iorque. Quando o contrato de vinte anos do terreno da Exposição mundial (de 1889) expirou, em 1909, a Torre Eiffel quase foi demolida, mas o seu valor como uma antena de transmissão de rádio a salvou. Os últimos vinte metros da torre correspondem à antena de rádio que foi adicionada posteriormente.
Ao todo, desde a abertura, já recebeu um total de 244.000.000 de visitantes. Atualmente, a torre é visitada anualmente por 6.900.000.
Veja mais fotos da construção da Torre Eiffel:








Eu achei um vídeo no You-Tube um vídeo de uma família Brasileira visitando a Torre Eiffel. Eles pegam o elevador e mostra a vista lá de cima, que é muito linda por sinal. Agora que entendi o porque o elevador do Hopi Hari tem o formato da torre.. haha...


Espero que tenham gostado. Comentem aqui me baixo e sigam o blog aqui ao lado >> .


7 comentários:

  1. Que legais as fotos da torre sendo construída! Amo, inclusive o bg do meu celular é a foto dela com uns balões rosa, um amor haha. Parabéns pelo blog!

    Beijoss
    Nati

    http://www.meninadelivro.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, a Torre Eiffel é muito linda.. Muito legais as fotos, não é!? haha..

      Beijos

      Excluir
  2. Adorei!
    Tenho muita vontade de ir pra lá apenas pra poder conhecer esse monumento tão lindo.
    Quando uns amigos dos meus pais foram, eu pedi que trouxessem uma miniatura da torre pra mim. Como eles não encontraram, me deram um chaveirinho na forma da torre. E acho lindinho demais!
    Mas agora quero ir com meu namorado, né? Cidade do amor, já sabe...
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Babi..
      Eu também morro de vontade de ir pra lá, deve ser bem bonito... Os chaveirinhos da Torre são muito bonitos.. hhaa
      AH, ir pra Paris sozinho deve ser muito ruim, se aqui vendo um monte de casalzinho apaixonado na rua já da depre por eu estar sozinho, imagine lá! uhashaus
      Beijos

      Excluir
  3. Que vontade de visitar Paris! Rsrsrs!
    Beijos,
    Tai ^^,

    bloglivrosecha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Allan. tudo Bem! Visitei o seu blog como solicitou e gostei. Estou seguindo como pode ver. Parabéns e sorte.
    E gostaria de sua amizade. Afinal gostamos de literatura
    Sou autor de 9 romances disponíveis em meus blogs.
    Estão na barra lateral direita com suas capas. Se desejar
    Ler basta clicar nas imagens.
    Ah!Também tenho 4 blogs e gostaria que e o visitasse.
    E se posible entrar como seguidor. Obrigado
    Os meus blogs são:
    http://truquedevida.blogspot.com.br/
    http://olhosdnoite.blogspot.com.br/
    http://melquisarcarde.blogspot.com.br/
    http://concientein.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Gostou? Comente: