História e Cultura - Titanic

Já faz um tempo que eu não posto nada sobre "História e Cultura". Esses dias eu estava morrendo na minha cama e assistindo TV quando começou a passar "Titanic". E eu adoro esse filme desde quando eu era criança, quando eu pegava o VHS (sim, eu tinha o filme em VHS) e assistia. Só que o filme ficou na minha cabeça, e eu pensei "Acho que vou postar sobre a história do Titanic", e eu comecei a pesquisar. Eu achei fotos muito legais da construção do Titanic e vou compartilha-las com vocês agora, contando um pouco da história que todo mundo já ouviu falar! :)


O RMS Titanic foi um navio transatlântico da Classe Olympic  construído na Irlanda do Norte. Na noite de 14 de abril de 1912, durante sua viagem inaugural, entre a Inglaterra e os Estados Unidos, chocou-se com um iceberg no Oceano Atlântico e afundou duas horas e quarenta minutos depois, já na madrugada do dia 15 de abril. Até o seu lançamento em 1912, ele fora o maior navio de passageiros do mundo.



Com 2.240 pessoas a bordo, o naufrágio resultou na morte de 1.523 pessoas, hierarquizando-o como uma das piores catástrofes marítimas de todos os tempos. O Titanic provinha de algumas das mais avançadas tecnologias disponíveis da época e foi popularmente referenciado como "inafundável". Foi um grande choque para muitos o fato de que, apesar da tecnologia avançada e experiente tripulação, o Titanic não só tenha afundado como causado grande perda de vidas humanas. O frenesi dos meios de comunicação social sobre as vítimas famosas do Titanic, as lendas sobre o que aconteceu a bordo do navio, as mudanças resultantes no direito marítimo, bem como a descoberta do local do naufrágio em 1985 por uma equipe liderada pelo Dr. Robert Ballard fizeram a história do Titanic persistir famosa desde então.



O fascínio pela trágica história do famoso transatlântico ficou demonstrado depois do filme "Titanic", de James Cameron. Exibido em fins de 1997 e durante todo o ano de 1998, o longa-metragem de 194 minutos de duração, com orçamento recorde de US$ 200 milhões, arrebatou 11 Oscars e encantou plateias do mundo inteiro, resultando numa das maiores bilheterias da história do cinema, somando um total de US$ 1,9 bilhões. Com o sucesso do filme, o interesse pelo Titanic intensificou-se ainda mais, surgindo centenas de livros, estudos, debates e novas teorias a respeito do naufrágio.
O casco do Titanic foi lançado ao mar no dia 31 de maio de 1911, e sua equipagem foi concluída em 31 de março do ano seguinte. Seu comprimento total era de 269,10m, sua largura era de 28m, com tonelagem de 46.328T e altura (da linha da água até o deque de botes) de 18 metros. Havia 29 caldeiras alimentadas por 159 fornos de carvão a combustão que tornaram possível a velocidade máxima de 43 Km/h. Apenas três das quatro chaminés de 19 metros eram funcionais - a quarta chaminé servia apenas para ventilação - foi adicionada para dar ao navio uma aparência mais impressionante. O navio podia transportar um total de 3.547 pessoas, entre passageiros e tripulação.



A academia de ginastica do Titanic.

A escadaria da Primeira-classe do Olympic.
O Titanic superou todos os seus rivais em termos de luxo e a opulência. A seção da Primeira-classe tinha uma piscina, um ginásio, uma quadra de squash, banhos turcos, banhos elétricos e o Café Verandah. As salas comuns da Primeira-classe foram adornadas com painéis de madeira esculpidos, móveis caros e outras decorações. Alem disso o Café Parisen oferecia culinária aos passageiros da primeira-classe, com uma varanda iluminada pelo sol. Havia bibliotecas e cabeleireiros tanto na primeira como na segunda classe. A sala geral da terceira-classe tinha painéis de pinheiro e móveis robustos. O Titanic incorporou recursos tecnológicos avançados para a época. Ele tinha três elevadores elétricos, dois na Primeira-classe e um na Segunda-Classe.

Em sua viajem o Titanic carregava um total de 20 botes salva-vidas de três tipos diferentes.
- Botes 1 e 2: cúteres de madeira de emergência com capacidade para 40 pessoas.
- Botes 3 a 16: botes de madeira com capacidade para 65 pessoas.
- Botes A, B C e D: botes "desmontáveis" com capacidade para 47 pessoas.

O Titanic era muito semelhante ao seu irmão mais velho, Olympic. Embora possuísse maior espaço interno, e, por consequência fosse mais pesado, o casco era exatamente do mesmo comprimento que o do Olympic. Mas havia algumas diferenças. Duas das mais notáveis eram que mais da metade da parte da frente do deque A de passeio do Titanic fora substituída por janelas basculantes e a configuração das janelas do deque B era diferente. O Titanic tinha um restaurante especial chamado Café Parisen, uma característica que o Olympic não tivera até 1913. Alguns dos defeitos encontrados no Olympic, tais como o rangido na inversão para a marcha ré, foram corrigidos no Titanic. As luzes e a iluminação natural do deque A eram arredondadas, diferente das ovais do Olympic. A ponte de comando do Titanic era maior. Essas e outras modificações fizeram com que o Titanic fosse 1.004 toneladas a mais do que o Olympic

Edward J. Smith
O navio iniciou a sua viajem inaugural, na Inglaterra, na quarta-feira, 10 de Abril de 1912, com o Capitão Edward J. Smith no comando. Na viajem algumas das mais importantes pessoas da época estavam a bordo na Primeira-Classe. Entre elas estavam o milionário John Jacob Astor IV (que cedeu o seu lugar no bote para duas crianças), o dono da Macy's Isidor Strauss, Benjamin Guggenheim, entre outros.
Ao anoitecer de domingo, 14 de abril, a temperatura tinha caído, quase congelando, e o oceano estava calmo. A lua não estava visível e o céu estava limpo. O Capitão Smith, em resposta ao avisos de icebergs recebidos pelo rádio nos dias anteriores, traçou um novo curso que levava o navio um pouco para o sul. As 13:45 daquele dia, uma mensagem avisou que grandes icebergs estavam no caminho do Titanic, porém, Jack Phillips e Harold Bride, os operadores do rádio, eram pagos para retransmitir mensagens para a ponte e os passageiros e eles não estavam focados em retransmitir para a ponte mensagens "não essenciais" sobre gelo. Mais tarde naquela noite outro aviso de um grande número de icebergs, que mais uma vez não chegou a ponte.

Ás 23h40 os vigias do mastro, Frederick Fleet e Reginald Lee, avistaram um iceberg bem em frente do navio. Fleet imediatamente tocou o sino de alerta do mastro três vezes e ergueu o comunicador para falar com a ponte. 47 segundos após o avistamento do iceberg houve o choque. O iceberg arranhou o lado direito do navio, deformando e cortando o casco. Os cinco compartimentos inundados faziam a proa do navio ficar mais pesada, causando a entrada de mais água. Vinte minutos depois apos a colisão a proa já começava a inclinar. Pouco depois da meia noite de 15 de abril foi ordenado que os botes fossem preparados para lançamento e que sinais de socorro começassem a ser enviados. O navio mais perto a responder o chamado foi Carpathia, a 93Km, podendo chegar ao local em 4 horas. Da ponte, as luzes de um outro navio podiam ser vistas. A identidade desse navio é um mistério até hoje. Já que o navio não estava respondendo o pedido de socorro eles tentaram chamar sua atenção com fogos de artifício, sem resultados. Ás 2h20 o navio mergulha a pique pelas profundezas do oceano. Ás 4h10 o navio Carpathia resgata o primeiro bote salva-vidas. Das 2.223 pessoas a bordo apenas 706 foram resgatadas. 1.517 pessoas morreram .
Veja mais fotos da construção do Titanic:
















Eu peguei as informações lidas até agora no Wikipédia, mas a matéria que tem lá é muito grande, por isso resolvi fazer um resumo (que mesmo assim ficou gigante). Se você ficou curioso e que saber ainda mais sobre a história clique aqui.  Lá tem muito mais coisas curiosas, como quem era o barco misterioso que estava perto do Titanic no dia em que ele afundou, detalhes do naufrágio e do resgate e curiosidades. Também foram lançados vários livros sobre o Titanic, como A Tragédia do Titanic e Titanic - A História Completa. Veja mais fotos originais do Titanic:







Espero que tenham gostado. Essa postagem ficou bem grande, e acho que poucas pessoas possam chegar até aqui. Mas se você leu, comente falando o que você achou! :) Siga o blog aqui ao lado>>

5 comentários:

  1. Oi, acabei de ver seu recado no Skoob e aqui estou \o/, desculpe a demora?
    Aah tbm tenho um amor por esse filme (eu tbm tinha o VHS, era duplo neh? rs)Mesmo eu sempre chorando no fim rs

    Gostei bastante da sua pesquisa, as fotos do navio real são muito legais ;) Engraçado como as grandes tragédias me interessam (me sinto da mesma forma sobre a segunda guerra mundial, vai entender neh?)

    Essa é minha primeira vez no blog, adorei e Já tó seguindo ;)
    Se quiser passar no meu, seguir e comentar tbm eu vou amar!

    http://falleninme.blogspot.com/
    -PatyScarcella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii.. Muito Obrigado pela visita! :)
      ÉÉ, o VHS era duplo (metade do filme em um e a outra no outro)... até que agora deu saudades daquela época.. haha.. Eu só não chorava assistindo não! usuashasu...
      Vou tentar achar algumas fotos da segunda guerra mundial e fazer uma postagem aqui, também gosto muito!
      Claro que eu entro, sigo e comento no seu blog, sera um prazer!
      Beijos

      Excluir
  2. Adorei o post , acho linda a história do Titanic.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, a postagem ficou de qualidade, ótima e bem informativa!

    ResponderExcluir

Gostou? Comente: