Resenha - A Esperança

Veja o livro no Skoob.
Nome: A Esperança
Série: Jogos Vorazes
Livro: 03
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 420

ATENÇÃO... ESSA RESENHA TEM SPOILERS DO PRIMEIRO E SEGUNDO LIVROS DA SÉRIE. SE VOCÊ AINDA NÃO OS LEU, ENTÃO LEIA E VOLTE AQUI DEPOIS. <resenha de "Jogos Vorazes"> <resenha de "Em Chamas">

Katniss conseguiu sair da arena pela segunda vez, mas, mesmo assim, ainda não está a salvo. A Capital está irritada e quer vingança e, por isso, inicia uma represália a toda a população. Numa trama tão violenta quanto psicológica, Suzanne Collins consegue provocar, em A esperança, um debate sobre a moral e os valores da guerra e as consequências das escolhas feitas por cada um dos personagens.
Ser o símbolo da revolução tem um preço alto para Katniss, que terá que decidir o quanto da sua própria humanidade e sanidade ela poderá arriscar em nome da causa, dos seus amigos e da sua família. É pela voz da protagonista, ainda mais feroz e obstinada, que a autora desafia o leitor a refletir em meio a cenas cruéis de combate. Tudo isso numa narrativa brilhante, com viradas surpreendentes que levam a um desfecho chocante e original.
Ambientado num futuro sombrio, a saga "Jogos Vorazes" é pioneira de uma tendência que ganhou força no mercado de bestsellers juvenis: a dos romances distópicos e pós-apocalípticos. As obras renderam à autora Suzanne Collins lugar na badalada lista de 100 personalidades mais influentes do ano da revista Time em 2010. Com narrativa ágil e ousada, os livros da trilogia foram traduzidos para 44 países e vêm atraindo leitores de diversas faixas etárias. 

  Sabe quando você acha que uma coisa não pode melhorar, mais você se engana? É isso que acontece em "A Esperança". Quando eu li Em Chamas eu pensei "Nossa, que história dahora, como que a Suzanne pode pensar em tudo isso.. haja criatividade".. E eu pensei a mesma coisa nesse livro. Ele é como o segundo da série, tem uma surpresinha no final. Depois de ser resgatada do Massacre Quaternário, de saber que o distrito 12 não existe mais e que Petta esta nas mãos do presidente Snow, Katniss se junta com os rebeldes no distrito 13 para virar o tordo da rebelião. Se você acha que Katniss já sofreu muito durando os dois primeiros livros então se prepare pois nesse livro ela sofre das primeiras páginas até as ultimas.

 Esse livro é bem diferente dos outros da série, como era esperado, já que ele passa na sua maior parte no distrito 13, ou seja, outro cenário,  muitos personagens novos, outra percepção da história entre outras coisas. "A Esperança" também mostra um pouco da capital e de alguns distritos, o que eu achei legal, principalmente na parte onde eles estão na capital, pois Suzanne sabe detalhar bem como esse universo da Capital. Eu achei tudo muito parecido como são as casas de famílias de classe média alta (nesse livro eu achei muitas semelhanças com os dias de hoje, não sei se a escritora queria passar isso.), e sempre com uma TV grande na sala, na minha mente, mostrando a alienação das pessoas por conta da TV.
 Esse livro me colocou muito para pensar na vida. Sempre que eu acabava de ler um capítulo eu ficava deitado na cama pensando. Não sei se a brilhante Suzanne Collins quis que os leitores pensassem nisso, mais eu acabei associando esse abuso da Capital contra os distritos com os abusos que os países ricos tem com os pobres. Os países usam a mão de obra de fora, que é mais barata, para construir o que eles consumem. E é praticamente isso que acontece na história, os distritos trabalham muito e tem uma vida miserável para construir o luxo da Capital, mas a Capital não fica mais em pé sem a mão de obra desses distritos pois depois de tanto tempo ela já ficou independente disso. Eu não sei se Suzanne se inspirou nisso para escrever a série, mais do nada veio isso na minha cabeça e quanto eu mais avançada o livro mais semelhanças eu achava.

 A escrita desse livro muda um pouco dos outros. Tem muitas coisas que são resumidas, as vezes um capítulo acaba com uma bomba e o outro começa lá na frente, e ao decorrer dos parágrafos a autora vai contando o que aconteceu com as pessoas.

 Bom, eu não vou detalhar muito o livro nessa resenha, só vou falar que o livro é ótimo, o melhor da série, surpreendente e com surpresas no final. Não se esqueça que esse livro é um distópico e mostra uma guerra, então tem muitas mortes e eu as vezes ficava mal pensando "Não pode, essa pessoa não pode ter morrido.. :(" ... Então prepare seu coração em!! :)

 E COM CERTEZA a trilogia entrou para os meus livros preferidos, adorei a forma de escrita da autora e a criatividade dela que me faz pensar "Agora que eu acabei todos os livros da série, o que eu vou fazer da vida? :(" .. haha

Resenha da Série:
1. Jogos Vorazes
2. Em Chamas
3. A Esperança

7 comentários:

  1. Eu senti a tensão da Katniss em todas as páginas de A Esperança. É fácil perceber que depois de duas vezes na arena, ela chegou a enlouquecer. É fácil perceber que aconteceria merda no final, mas ao mesmo tempo que você sabe que vai acontecer, não consegue acreditar.
    Adorei o livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, esse livro é de surpreender.. Mais a Katniss sofre até as ultimas páginas.. só lá no final que acontece uma coisinha boa, mais mesmo assim eu achei que ficou tudo muito triste depois que tudo aconteceu!
      Beijos

      Excluir
  2. kkk tambem me perguntei isso e depois entrei em um tramze pensando na minha vida e nos acontecimentos do livro..amo essa serie e nao é por causa do romance mais o que ela nos faz pensar sobre a vida...é meio dificil de explicar quando uma coisa meche com vc sabe...mas é emocionante....um livro inesquecivel adorei muito! bjoo

    sonhos-perdiidos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ui ui ui, corri descer a página rapidinho para não me render e ler a resenha porque tenho medo de spoilers uma vez que só li o primeiro no momento.

    Mas pelas 5 estrelas ele dever ser muito bom! Vou ler o em chamas e logo leio ele!

    Beijos
    Bia | www.livroseatitudes.com.br

    ResponderExcluir
  4. Hahahaha eu comprei o box no submarino de hunger games e lia trilogia em 5 dias , adoreii a resenha parabéns !

    Blog : euvivolendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Para dizer a verdade, A Esperança foi o livro que eu menos gostei da trilogia (mas ainda fica entre os meus preferidos).
    Apesar de aparecer bem mais nesse livro do que nos outros, achei que faltou a gente ver mais do Gale. Tipo, não chegamos a conhecer totalmente o melhor amigo da Katniss, o garoto que era apaixonado por ela e sim o Soldado, transtornado pela guerra e pelas perdas, querendo a tão sonhada vingança contra a Capital a todo custo e se mostrando um tanto quanto desesperado.
    Também achei que a Katniss foi muito controlada ao longo do livro.
    Não só pelo comando, mas pelas suas emoções. Um exemplo disso foi quando mandaram o Peeta pra substituir a Leeg2 e a katniss meteu o o orgulho lá em cima falando que se precisasse mataria o Peeta só pra não ser "humilhada".
    Acho que foi um desperdício a missão deles, afinal os rebeldes já iriam invadir e levar o Snow para julgamento aonde a Katniss finalmente iria matar esse desgraçado. Mas ao invés disso eles foram mandados para a Capital, perderam soldados e pra quê? Pra verem os rebeldes bombardearem tudo (inclusive a nossa pequena Prim) e capturar o infeliz do Snow.
    Outra coisa que eu não gostei: a morte da Prim. Tipo, a Katniss passou a vida, arriscando a própria, pra salvar a Prim de qualquer ameaça e isso acontece? "Ah, isso serviu para mostrar as perdas terríveis que as pessoas sofrem com a guerra" mesmo assim, acho que matar a Prim foi demais principalmente da maneira que foi: curta e grossa.
    Também acho que o final foi muito vago e corrido. Queria mais detalhes, queria saber do Gale, da Capital de tudo no epílogo, PRINCIPALMENTE sobre a vida de Peeta e Katniss.
    Enfim, eu gostei do livro, mas eu esperava bem mais dele em relação a isso

    ResponderExcluir
  6. Senti tanta pena da Katniss e do Peeta...
    Até agora não acredito que aconteceu o que aconteceu com a Prim e o Finnnick, gosta muito dos dois. ;/
    Gostei bastante do livro, apesar de esperar mais.

    love-livros.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Gostou? Comente: