Resenha - A Agenda


Nome: A Agenda
Autor: João Varella
Editora: Novo Conceito
Páginas: 234


Sandra Macedo é uma alta executiva de marketing. Obstinada e competente, sua eficiência é reconhecida pelos funcionários e pela diretora da holding onde trabalha. Exemplo de mulher bem-sucedida, Sandra vive atolada entre as obrigações profissionais e uma fulha que não lhe dá muita atenção. Em meio a essa correria, fica difícil dedicar um tempo ao lado afetivo. Assim, ela acaba se envolvendo com pessoas que podem comprometer sua carreira e sua saúde emocional. A não ser que ela deixe de ser a menininha que, no fundo, continua sendo... 


Da orgulho de ler livros como "A Agenda" e ver como nós, Brasileiros, ainda temos excelentes escritores surgindo. João, o autor, construiu uma história muito boa, tocando em assuntos polêmicos sem deixar o livro pesado. 
O livro já me chamou atenção antes mesmo de eu ler a sinopse. Essa capa com uma cara meio vintage e essa ilustração já fez com que eu ficasse apaixonado por ele e o desejo de te-lo na minha estante veio na hora. Quando o livro chegou eu logo fui pegando para ler. A edição está muito excelente, com uma fonte agradável para a leitura. 
Logo no começo da leitura uma coisa me chamou a atenção, que foi os capítulos; eles não tem uma ordem exata, vão trocando entre números, algarismos romanos e letras. Achei isso fantástico, principalmente depois que o autor explica um pouco o porque disso no meio da história.

O livro conta a história de Sandra, uma mulher de meia idade que cuida mais do seu trabalho do que da sua própria vida, e isso foi uma coisa que me chamou muito a atenção, principalmente em relação a sua filha: eu quase nunca lembrava que ela tinha uma filha, coisa que pelo o que eu percebi a propia personagem também se esquecia. Isso explica também o porque do caus na sua vida amorosa e os deslizes que ela dá em relação a isso. Depois dessa leitura eu comecei a prestar mais atenção na minha vida e ver se minha vida não estava se transformando em um grande Gremlin (Não sabe o que é isso... leia o livro que você descobre.. haha)
Agora, se você tem menos de 18 anos eu não recomendo a você procurar o que é Gremlin no livro, pois, como eu já disse, esse livro também trás consigo assuntos polêmicos. Ele contem algumas cenas quentes, bem quentes, que talvez sejam meio fortes para menores, mas isso não me incomodou, afinal esse não é o tema principal do livro, é só uma breve parte.  

O livro me trouxe várias sensações. Ele fez eu dar risada, fez eu ficar com pena, raiva, alegre, e me me deixou muito surpreso, em vários momentos, daquelas surpresas de fazer o queixo cair da boca. O autor consegue envolver a gente na história de um jeito tão mágico que parecia que o que a personagem sentia eu conseguia sentir igualmente, e uma coisa que João conseguiu colocar na sua obra é a sensação de que essa é uma história verdadeira. Esse é outro ponto positivo neste livro, o autor, que na sua primeira obra já fez algo tão bom assim... 
O final é uma das partes que faz o queixo cair da boca. Eu nunca imaginaria esse final, me deixou muito surpreso mesmo. A unica coisa que eu senti falta foi uma explicação sobre o que aconteceu com Sandra depois de todos os acontecidos, não gostei de terminar o livro com ela na "bad" desse jeito.

E eu dou 4 estrelas (Muito Bom) para "A Agenda". É uma leitura muito agradável e fácil, que vai fazer você pensar um pouco sobre assuntos que talvez você deveria pensar mais sobre... Só lembrando que eu não recomendo para menores... mas com as coisas que mostram na TV por ai, eu não sei mais de nada!

Espero que tenham gostado da resenha!
Beijos e Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente: